Brave americans

A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e casamento

Bravos americanos julgados e rejeitados por covardes da espécie mais desprezível, porém confiantes que seus crimes ficariam impunes.

Um dos acontecimentos mais importantes da história norte-americana foi o processo contra os dirigentes do Partido Comunista dos Estados Unidos, de 1949 a 1958. Talvez o mais longo que o país teve e capa da revista Time, duas vezes.

Foram acusados de quererem derrubar o governo pela violência, um absurdo pois o Partido propunha uma transição pacífica ao socialismo. Contra a alegação de que ser comunista era ser membro de organização criminosa, os réus afirmaram que a constituição norte-americana garante liberdade de expressão e de associação.

Em vão, pois além de seus próprios advogados terem sido presos, mais de 100 deles foram sentenciados com penas que chegaram a mais de 6 anos de prisão e 10 mil dólares de multa.

Pessoalmente, tive o privilégio de conhecer um desses bravos, o camarada Gus Hall, secretário-geral do PCEU, em Praga. Na foto, muito bonita, estão os dirigentes comunistas, Robert Thompson, herói da Guerra Civil Espanhola e da Segunda Guerra Mundial, um dos militares mais condecorados dos Estados Unidos, e também Benjamin Davis, vereador representante do Harlem, Nova York.

No Brasil, mais ou menos nessa época, 15 vereadores comunistas de São Paulo, também foram impedidos de exercer seus mandatos.
Quando a gente se compara aos Estados Unidos, chega até a pensar de forma meio absurda, mas razoável que democracia é a nossa e não a deles.

“Onde foram parar os heróis dos meus pais?” (David Bowie)

Publicado por peddyscuro

“I wish Pedro to retain, and deepen, and continue to savor his commendable thoughtful and illusion-free, while understanding and forgiving, even if hardly ever reconciled, stance towards our human condition!” Zygmunt Bauman, professor emeritus of the universities of Leeds and Warsaw.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: