O corpo de Marielle

A imagem pode conter: 3 pessoas, multidão e atividades ao ar livre

Sociólogo incomoda, e a execução física da socióloga Marielle Franco comprovou-o definitivamente. A sociologia – já disse alguém – é uma ciência libertadora, subversiva, mas sem deixar de ser também conservadora, consciente das suas implicações para a ordem estabelecida das coisas.

Marielle sabia disso – e o sociólogo sabe disso – quando se propôs a aborrecer o mal. Marielle aborreceu o mal quando incomodou as milícias que dominam o Rio de Janeiro, a favela e a Vieira Souto, e a executaram. Às claras, diante de todos, para dar o exemplo, intimidar a todos e qualquer um que doravante não precisará ser necessariamente frágil, mulher, socióloga, desarmada.

Por isso mesmo, compreensivelmente, todos se fecharam em copas. Em particular os velhacos que jamais resistem à tentação de puxar mais uma, duas, três, mil vezes o gatilho contra o corpo de Marielle, a resistente. Querem matá-la e a seguir matando como se mil vidas ela tivesse, porque morta ela revive e seguirá ressuscitando a cada ato de resistência heroica contra o mal.

Algo que depende exclusivamente da pessoa e seu senso de responsabilidade, não importa se ela tenha diploma, religião ou compromisso político. Não importa que ela seja negra, homossexual ou de esquerda. Nem sociólogo.

Publicado por peddyscuro

“I wish Pedro to retain, and deepen, and continue to savor his commendable thoughtful and illusion-free, while understanding and forgiving, even if hardly ever reconciled, stance towards our human condition!” Zygmunt Bauman, professor emeritus of the universities of Leeds and Warsaw.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: